Redes Sociais

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

Como ler as cifras

A cifra melódica muitas vezes é confundida com a partitura, porém são coisas totalmente diferentes. A partitura possui todos os arranjos de uma determinada melodia e para entendê-la são necessários meses ou até mesmo anos de estudo.

Já a cifra melódica é uma simplificação da melodia de uma determinada canção, utilizando o nome de cada nota para facilitar o entendimento. Porém, para se tocar uma música utilizando a cifra melódica é necessário conhecer primeiramente a música que será tocada, já que o ritmo e outros detalhes não são especificados em uma cifra.

Aqui em nosso blog procuramos facilitar a vida de quem está tendo seu primeiro contato com a música por meio da flauta doce. As cifras são postadas sempre em duas cores diferentes: verde para notas na primeira escala (médios) e laranja para notas da segunda escala (agudos). Dessa forma é possível distinguir a altura de cada nota, tornando o aprendizado mais simples!


Agora, com um pouco de carinho e dedicação, certamente você estará tocando várias músicas em pouco tempo em sua Flauta Doce! Confira sempre as novidades de nosso blog e deixe seus comentários com pedidos de músicas e opiniões para melhoria de nossas músicas!


5 comentários: